quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ele esta cantando ou dublando?

"Ele (ou ela) está cantando ou só dublando mesmo?" - Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. A recente apresentação do cantor Leonardo Gonçalves no Programa do Raul Gil, do SBT, levantou uma discussão que há tempos esperava para ganhar força: a dublagem. LG surpreendeu o público ao cantar seu hit "Getsêmani" ao vivo, só com o playback da canção, em rede nacional. Nada de dublagens. Diferente dos outros convidados do programa no dia que dublaram sem dó nem piedade.

A dublagem consiste na arte de fingir que está cantando quando na verdade é a voz gravada no CD. Muitas vezes esse recurso é utilizado quando o local da apresentação não possui uma boa estrutura de som/retorno, ou às vezes é porque o cantor simplesmente não aguenta fazer as notas facilmente editadas em estúdio, ou ainda, na pior das hipóteses, ele está com problemas na voz no dia da apresentação. No meio secular isso é comum, mas em nosso meio isso vem ganhando espaço. Em geral, é difícil perceber a façanha. Digamos que seja um dom (rs...). Se você está desconfiado que "o miau é de lebre", então seguem aí algumas dicas simples para que você não se iluda mais:

1- Conheça as músicas do cantor. Se forem muitas, conheça suas músicas mais conhecidas, porque ele com certeza vai cantá-las em sua apresentação. Isso te dá base para identificar a voz de estúdio, os ecos, as high notes (notas altas), respiração, tempos, etc.
2- Preste atenção na entrada da música. A parte que começa o solo é crucial. Ali você já pode identificar se é ao vivo se o cantor atrasar a sincronia entre a boca e a voz do CD. Muitos caem aí. Mas se o ninja ainda assim começar bem, siga pro próximo passo.
3- Perceba a voz. É tecnicamente impossível a voz de estúdio ser igual a voz ao vivo. Vários fatores influenciam, como: edições exageradas que deixam a voz artificial, suavidade ou potência perfeita, volume da voz em relação ao playback sem oscilações (impossível!!!). Cara, se ainda assim você ainda não sacou, parta pro 4º passo.
4- Observe as notas. É bem difícil o cantor executar e sustentar ao vivo todas as notas gravadas sem nenhum "opaaa!" ou sem alterar alguma coisa. Cantar igual a gravação são poucos os que o fazem. Se ainda assim o(a) cara é fera, parta pro passo 5.
5- Observe os gestos e músculos. Quem já viu Leonardo Gonçalves ou Alessandra Samadello cantando, sabem que as veias do pescoço deles saltam literalmente, nas high notes principalmente. Chega a dar agonia. E é de praxe: se o cantor está ao vivo, ele força a musculatura da garganta pra cantar, então dá pra se perceber se ele a está usando ou não. Em muitos casos, já vi cantores dublando que por não usarem os músculos da garganta e para convencer, gesticulam muito a boca, nariz e os olhos. Fica artificial. Ou ainda: cantam sorrindo e "executam" notas altas como se estivessem respirando. Essa última é fatal. Se ainda assim você está em pânico e ainda não conseguiu, segue a cartada final.
6- Observe o fim do solo. Geralmente, para terminar a música, na gravação o cantor sustenta a nota final por um tempo. Ao vivo, ele tem a liberdade de segurar pelo tempo que quiser. Na dublagem, ele tem que terminar na hora certa! Se o cantor fechar a boca antes ou depois da voz, já era. Fim de papo.

Se mesmo depois desses passos você ainda não pegou, deixe suas dúvidas de lado e admita que o cara, ou a mulher, é fera! rs... faça os testes e comente os resultados aqui pra galera!

A respeito da dublagem "ser de Deus" ou não, há várias questões a serem analisadas, como comentadas acima. Que isso tem se tornado comum em nosso meio, é fato. E na maioria dos casos acontece porque o cantor não consegue fazer ao vivo o que faz em estúdio. A pergunta a ser feita é: estou enganando meus ouvintes? Se todos fizessem essa pergunta, não teríamos que nos preocupar. Estamos correndo o risco de banalizar a música, colaborar com a hipocrisia e sustentar uma mentira. Grave isso, né?! Sinceramente, o cantor que canta suas músicas, mesmo que enrosque em algumas notas, afinal perfeição só no céu, tem mais credibilidade pra mim pois sei que ele está ali dando o melhor pra Deus. Fica a dica. Sinceridade, passe-a adiante e fique deOlhO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário